Tarragona – Catalunha

Depois de visitar Salou, fiquei na dúvida em qual cidade finalizar minha viagem pela Catalunha. Ao final, decidi por Tarragona, uma cidade que já conhecia, mas que sempre vale a pena retornar. Além de seu excepcional patrimônio histórico-artístico, tive sorte de encontrar a cidade em festa, com um ambiente alegre e com muitos lugares interessantes, motivo pelo qual é considerada um destino turístico imprescindível na Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATarragona é uma das 4 capitais de província que compõem o território da Comunidade da Catalunha (as outras três são Barcelona, Girona e Lérida). Sua população alcança os 130 mil habitantes, estando entre as 10 maiores de toda comunidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATarragona está banhada pelo Mar Mediterrâneo, em plena zona conhecida como a Costa Dourada. Seu clima mediterrâneo propicia invernos suaves e verões quentes e secos, com uma média de temperatura anual de 18 graus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua origem se remonta à antiga Tarraco Romana, uma das principais cidades do período em que o atual território espanhol fazia parte do poderoso Império Romano, quando foi chamada de Hispania. Tarraco tornou-se a capital da denominada Província Romana da Hispania Citerior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade conserva um impressionante conjunto arqueológico deste período histórico, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Publicarei diversos posts sobre ele, para que vocês tenham uma idéia da importância que a cidade teve nesta época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Centro Histórico de Tarragona situa-se na parte alta da cidade, e percorrê-lo nos possibilita conhecer muitos edifícios e locais de grande relevância e de distintas etapas históricas, como a Idade Média, por exemplo. Esta parte da cidade coincide com o antigo Fórum Romano, estando cercado por uma muralha construída há mais de 2 mil anos atrás.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos da esquerda para a direita, as bandeiras de Tarragona, da Espanha, da Catalunha e da União Européia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos lugares principais do centro histórico é a Plaza de la Font, que ocupa parte do antigo Circo Romano, estando presidida atualmente pelo Edifício do Ayuntamiento (Prefeitura, em espanhol).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Edifício do Ayuntamiento foi construído no século XIX sobre o terreno que antigamente ocupava um convento, e foi projetado no estilo eclético, próprio do final do século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizo esta pequena matéria introdutória sobre Tarragona com algumas imagens de seus parques situados às margens do Mediterrâneo

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s