Segóbriga – Parte 2

Neste segundo e últimos post sobre Segóbriga, veremos alguns dos principais monumentos conservados desta cidade romana de Hispania. A maior parte deles foram construídos durante o século I dC, e alguns comprovam a popularidade alcançada pelo entretenimento na vida diária de seus habitantes, como o Teatro, cuja construção iniciou-se durante o governo de Tibério e inaugurado um pouco depois, no período de Tito e Vespasiano (79 dC).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs diversas partes construtivas do Teatro Romano denominavam-se caveas, e os espectadores se distribuiam de acordo a sua classe social, estando a elite mais próxima dos atores e atrizes que desempenhavam seus papéis. Estava dividido em 3 partes horizontais separadas por pequenos muros (Ima cavea, Media cavea e Summa cavea).

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua parte decorativa incluía colunas e belas estátuas das musas e também da família imperial, atuando como local de propaganda dos governantes e o culto aos imperadores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Circo Romano, onde se realizavam as tradicionais corridas de bigas e quadrigas, encontrava-se mais afastado da cidade, e não se conservou. Sua localização foi delimitada por uma linha que se observa na paisagem…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Anfiteatro, onde eram realizadas alguns dos espetáculos mais populares, como lutas entre gladiadores e feras, está considerado como um dos mais bem conservados do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPossuía uma forma elíptica, com capacidade para receber a 5.500 espectadores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a porta de entrada ao Anfiteatro de Segóbriga

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade estava protegida por uma muralha, que  conserva apenas uma pequena parte de seu perímetro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Forum constituía o centro da vida romana, com funções administrativas, jurídicas e comerciais. Na sequência, vemos os restos desta parte da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo século IV dC, a cidade entra numa etapa decadente, e seus principais monumentos foram abandonados. No entanto, durante o período visigodo, Segóbriga permaneceu sendo uma cidade de importância, pois foram encontrados os restos de uma basílica. O despovoamento definitivo da cidade ocorre com a invasão muçulmana. Abaixo vemos uma reconstituição da antiga Segóbriga Romana

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s