La Puebla de Montalbán – Prov. Toledo

Antes de publicar a matéria de hoje, gostaria de comentar que para todas aquelas pessoas que desejam conhecer Madrid e cidades próximas, como Toledo, Segovia e Ávila, continuo realizando meu trabalho como guia de turismo. Recentemente, tive o prazer de conhecer uma simpática família de Ribeirão Preto (interior de SP), com a qual estive juntos dois dias, e pude mostrar ao casal Enoch e Paula e seus filhos Lourenço e Eduardo muitos dos principais lugares da capital espanhola, como o Palácio de Cristal, situado no belo Parque do Retiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do ano passado, uma vez mais com meus professores de história e um grande grupo de curiosos pelo patrimônio histórico da Espanha, do qual fazia parte, pude realizar um passeio pela Província de Toledo e visitar a interessante cidade de La Puebla de Montalbán. Esta cidade castelhana possui cerca de 8 mil habitantes, estando localizada entre Toledo e Talavera de la Reina, duas cidades que já foram temas de vários posts publicados no blog. A palavra Montalbán significa “monte branco”, uma referência às canteiras de pedra calcária existente em suas proximidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta cidade pertenceu à famosa Ordem dos Templários, depois que o Rei Alfonso VII no século XII doasse o local a esta ordem militar. Em 1308 passou a pertencer à Coroa de Castilla e um pouco mais tarde tornou-se uma vila senhorial, pertencendo a Álvaro de Luna, mestre da Ordem de Santiago. Depois de sua morte, passou a ser propriedade de sua esposa Juana de Pimentel. Em seguida, outro nobre, o I Marquês de Villena, Juan Pacheco, tornou-se o senhor da vila. Desde 1573, seus descendentes ostentam o título de Condes de La Puebla de Montalbán. O centro da cidade está formado por uma bonita Plaza Mayor, tipicamente castelhana. A construção  mais famosa da praça é o Palácio dos Condes de Montalbán, considerado o edifício civil mais importante da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe estilo renascentista e portada plateresca, o palácio foi declarado Bem de Interesse Cultural (BIC) por sua importância histórica. Foi projetado pelo arquiteto toledano Alonso de Covarrubias (1488/1570), que desenvolveu um plano fundamental de reformas na cidade de Toledo. A construção do edifício foi ordenada por Juan de Pacheco no final do século XV, sendo que seu filho Alonso Téllez Girón lhe sucedeu no prosseguimento das obras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVárias personalidades históricas se relacionam com este palácio, como o Cardeal Pacheco, que nasceu no edifício. Foi de grande importância para a cidade e participou no Concílio de Trento, onde defendeu o dogma da Imaculada Conceição. Também no palácio veio a falecer Diego de Colombo, filho primogênito do navegante genovês Cristóvão Colombo, em 1526.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma passagem lateral formada por dois arcos comunica o palácio com a Igreja Paroquial de N.Sra de la Paz, situada no centro da praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo extremo oposto do palácio foi colocado mais um arco que serve de passagem para outra rua…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro lugar icônico de La Puebla de Montalbán é a Torre de San Miguel, feita de tijolo. De 1604, é o único resto conservado de uma antiga igreja e cemitério.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o passeio observei vários exemplos da arquitetura tradicional local, como esta casa abaixo, além de vários elementos rústicos e curiosos na decoração de suas residências…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, publicarei a segunda parte da matéria sobre este povoado de Castilla La Mancha.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s