La Puebla de Montalbán – Parte 2

Neste segundo post sobre La Puebla de Montalbán veremos outras atrações da cidade, relacionadas com seu patrimônio histórico religioso, bem como sobre um de seus filhos ilustres, o escritor Fernando de Rojas. O Convento de San Francisco foi fundado em 1560 no estilo renascentista, e reformado em época barroca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPróximo à Plaza Mayor situa-se o Monastério das Religiosas Concepcionistas, instituição fundada no século XVI pelo Cardeal Pacheco, personagem de grande transcendência histórica na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos o interior da igreja deste monastério….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADe grande devoção popular, a Capela do Santíssimo Cristo de la Caridad fazia parte de um antigo hospital, fundado em 1532 pelo I Marquês de Villena, Juan Pacheco. Abaixo, vemos a porta que permite o acesso ao interior, formado por um pátio onde antigamente situava-se o hospital, e a capela ao fundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADentro da capela encontra-se a imagem do Cristo de la Caridad, padroeiro da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERALa Puebla de Montalbán também tornou-se famosa porque é a cidade natal de uma das principais figuras da Literatura Espanhola, Fernando de Rojas (1470-La Puebla de Montalbán/1541-Talavera de la Reina). Este dramaturgo foi o autor de uma das principais obras no idioma espanhol, conhecida como La Celestina. Existe na cidade um museu onde se pode conhecer a vida e obra do dramaturgo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm várias partes da cidade foram colocadas placas com trechos da clássica obra de Fernando de Rojas. La Celestina é considerada uma obra de transição da Idade Média ao Renascimento, e a primeira ediçao conhecida data de 1499.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre 17 e 26 de agosto celebra-se na cidade o Festival de la Celestina, com representações teatrais em vários lugares do centro histórico, alguns dos quais deveras curiosos, como nas abundantes cuevas existentes no subterrâneo de La Puebla de Montalbán.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Tive a oportunidade de conhecer estas cuevas, pertencentes aos séculos XVI/XVII e formadas por diversas galerías comunicadas entre si.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFernando de Rojas foi enterrado em Talavera de la Reina, mas a cidade acabou doando restos ósseos para que fossem colocados no interior de um monumento em La Puebla de Montalbán, construído em homenagem ao famoso escritor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s