Castelo de Montalbán

Antes de visitar o povoado de La Puebla de Montalbán, visitamos dois locais de grande interesse histórico situados em sua proximidade, uma igreja visigoda (que veremos no próximo post) e uma das fortalezas mais espetaculares da Província de Toledo, o Castelo de Montalbán.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConsiderado o castelo mais extenso e robusto de toda a província, a fortaleza situa-se sobre um terreno escarpado de 100 m sobre o rio que corre em sua parte baixa, sendo utilizado como fosso natural em três de seus lados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASobre sua origem, alguns autores sustentam que foi levantado em época visigoda, e que existiria um túnel subterrâneo que ligava a fortaleza com o templo visigodo situado perto do castelo. No entanto, a maior parte dos historiadores afirmam que  se trata de uma fortaleza erguida pelos Templários, sobre uma anterior construção muçulmana, que foi abandonada depois da Reconquista de Toledo.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido à sua robustez, o Castelo de Montalbán nunca foi atacado, segundo os documentos históricos. Com o final da Ordem Templária no século XIV, o castelo passou a ser propriedade real. O acontecimento histórico de maior importância relacionado à fortaleza foi quando o Rei Juan II, presente no castelo, esteve sitiado pelas tropas de seu primo e cunhado, o Infante Don Enrique de Aragón, que almejava o trono. Graças ao apoio prestado pelos habitantes de La Puebla de Montalbán, este abandonou o castelo e o povoado recebeu um privilégio real para realizar um mercado semanal, algo importante naquela época, em que apenas poucas cidades contavam com esta oportunidade de grande relevância econômica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois, o castelo passou a pertencer à nobreza, quando foi doado pelo Rei Alfonso XI ao cavalheiro Alfonso Fernández Coronel. Chegou a pertencer também a Álvaro de Luna, e depois de sua morte foi habitado por sua esposa. Já durante o reinado de Enrique IV, a fortaleza passou a ser propriedade de Juan Pacheco, I Marquês de Villena. Desde este momento, passou aos seus descendentes até os dias atuais. A fortaleza conta com imponentes portas, uma das quais possui um arco com 10 m de altura, que vemos acima e abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos algumas fotos tiradas no interior do Castelo de Montalbán….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a visita, a história e importância deste castelo foi comentada com grande riqueza de detalhes por um simpático guia local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Angela disse:

    Parabéns por mais um trabalho excelente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s