Igreja de Santa María de Melque

No século V dC, ocorre a queda do Império Romano, cujo desenlace final foi provocado pela invasao dos chamados povos bárbaros. Na Espanha, vários deles se assentaram no território da antiga Hispania, como os Suevos, Vândalos, etc. No entanto, os povos que acabaram conquistando os demais e estabeleceram um reino cuja capital foi Toledo eram denominados Visigodos, que permaneceram desde o século V até o início do século VIII, com a chegada dos árabes do norte da África no ano 711.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANum primeiro momento, os visigodos eram adeptos de uma doutrina religiosa denominada Arianismo, considerada uma heresia pela Igreja Católica Ortodoxa por negar a natureza divina de Jesus Cristo. Porém, no ano 589, durante o III Concílio de Toledo, o Rei Visigodo Recaredo (que reinou entre os anos de 586 e 601) se converteu ao catolicismo. Desta época histórica na Espanha se conservam várias igrejas, predominantemente situadas no âmbito rural. Tive o privilégio de conhecer uma destas igrejas visigodas durante o passeio que realizei no final do ano passado, que incluiu também o Castelo de Montalbán e o povoado de La Puebla de Montalbán. Este verdadeiro tesouro histórico da Espanha chama-se Igreja de Santa María de Melque,  atualmente pertencente ao município de San Martín de Montalbán.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo fazia parte de um conjunto monástico construído entre a segunda metade do século VII e início do século VIII, ou seja, durante a fase final do Reino Visigodo, nas proximidades de sua capital, Toledo. Provavelmente o processo construtivo do templo foi paralizado com a chegada dos árabes e finalizou-se posteriormente. Durante o período muçulmano, o templo foi utilizado por uma comunidade de Mozárabes, como se denominam as comunidades cristianas que viviam em território dominados pelos muçulmanos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois, a igreja fez parte de uma aldeia muçulmana, que passou a utilizar o espaço religioso como uma fortaleza, momento em que se construiu uma torre defensiva situada sobre a cúpula do templo, cujos restos ainda se conservam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja Visigoda de Santa María de Melque foi edificada com pedra de granito. Os muros, muito bem trabalhados, caracterizam-se por serem robustos, chegando a alcançar 1.40 m de espessura. Possui uma planta de cruz grega com braços desiguais, devido aos espaços construídos em épocas posteriores. Sua técnica construtiva é uma herança da arquitetura romana, com a incoporaçao do arco semicircular de meio ponto, e de outros elementos propriamente visigodos, como o chamado Arco de Ferradura, que acabou sendo utilizado amplamente pelos árabes em sua arquitetura. Os escassos elementos decorativos do templo refletem, no entanto, influências das comunidades católicas dos atuais territórios da Síria e da Jordania.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExistem hipóteses que relacionam o templo como um possível mausoléu destinado ao enterramento de algum personagem importante do antigo Reino Visigodo. Se conserva, inclusive, o sarcófago do fundador do primitivo monastério.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a Reconquista de Toledo efetuado pelo Rei Alfonso VI em 1085, a igreja recuperou suas finalidades litúrgicas. Os restos de uma antiga muralha que cercava o conjunto testemunham a história da igreja neste período.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a Desamortizaçao de Mendizábal de 1836, se finalizaram os cultos no interior da igreja. Em 1931, foi declarada Monumento Nacional, sendo considerada um dos monumentos melhor conservados da Alta Idade Média na Espanha. Abaixo, vemos algumas fotos do interior da igreja…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de 1968, a igreja passou por um processo restaurador, quando se inaugurou um Centro de Interpretaçao que nos possibilita conhecer melhor a história do templo e também do antigo Reino Visigodo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara finalizar, gostaria de comentar a imensa alegria que senti ao visitar esta igreja, uma das mais antigas nao só da Espanha, como de todo o continente europeu !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s