Reais Sítios da Monarquia Espanhola – Última Parte

É possível conhecer muitos outros lugares que integram o conjunto de Reais Sítios nas demais comunidades da Espanha. Neste último post sobre esta matéria, veremos alguns deles. O Real Alcázar de Sevilha (Comunidade de Andaluzia) é um dos monumentos mais visitados do país, e foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1987.

DSC00255Este belíssimo palácio está cercado por uma muralha, refletindo seu caráter de fortaleza, e foi construído em diversas etapas históricas, combinando estilos variados. Durante a visita, visitamos o Palácio Gótico, construído durante o reinado de Alfonso X no século XIII, e o majestuoso Palácio Mudéjar, edificado no século XIV pelo monarca Pedro I. O chamado Quarto Real é utilizado pelo Rei da Espanha e sua família durante suas estadias na cidade.

DSC00258O Real Alcázar de Sevilha foi cenário de vários filmes, como “Lawrence de Arábia” (1962), “1492 – A Conquista do Paraíso” (1992) e a quinta e sexta temporadas da série “Jogo de Tronos”, entre outros. Os jardins que o adornam também integram a visita…

DSC00279Na Ilha de Mallorca, uma das quatro que fazem parte do arquipélago das Ilhas Baleares, o Palácio Real de la Almudaina é a residência oficial dos Reis da Espanha em suas visitas à Palma de Mallorca, maior cidade de toda a comunidade. Durante a etapa árabe, este palácio foi a residência do governador muçulmano. Seu nome, também de origem árabe, significa cidadela ou recinto amuralhado. No século XIII converteu-se em sede da coroa, conservando as estruturas fundamentais da antiga fortaleza, além dos banhos árabes, considerados únicos na Europa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm Toledo (Comunidade de Castilla La-Mancha), uma das principais cidades históricas da Espanha, o Real Colégio de las Doncellas Nobles contou com o patrocínio do Rei Felipe II para que fosse construído. Foi fundado em 1551 pelo Cardeal de Toledo Juan Martínez Siliceo, que tornou-se arcebispo da cidade, e criado com uma finalidade educativa, acolhendo a jovens de poucos recursos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Real Colégio funcionou com os estatutos originais até 1988, sendo considerado um dos melhores colégios da Europa. A maior parte da arquitetura conservada corresponde ao século XVIII. Abaixo, vemos a igreja barroca e o sepulcro de mármore do cardeal fundador, realizado por Ricardo Bellver (1845/1924).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Comunidade de Castilla y León, destacarei dois lugares considerados Reais Sítios. Localizado na cidade de Burgos, o Real Monastério de Santa María de las Huelgas foi fundado em 1187 pelo Rei Alfonso VIII e sua esposa D.Leonor, cujos restos descansam na nave principal da igreja. Além do casal fundador, muitos outros membros das famílias reais do antigo Reino de Castilla y León foram enterrados no monastério. Seu aspecto geral de fortaleza é impressionante…

OLYMPUS DIGITAL CAMERACatalogado como Monumento Histórico-Artístico desde 1931, seu interior destaca-se por sua grande beleza e riqueza em obras de arte. Além da igreja, durante a visita guiada podemos conhecer outras dependências, como a sala capitular, o refeitório e o incrível claustro de estilo românico, pertencente ao período fundacional do monastério. Atualmente, encontra-se habitado por um grupo de freiras da Ordem Cistercense, que administra o local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria sobre os Reais Sítios da Monarquia Espanhola com outro magnífico palácio, o Real Sítio de la Granja de San Ildefonso. Está situado na Província de Segóvia, em plena Serra de Guadarrama, que limita o norte da Comunidade de Madrid com a Comunidade de Castilla y León. Seu nome está relaiconado com uma antiga granja, propriedade da Ordem dos Jerônimos em Segóvia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste palácio foi utilizado como local de retiro a partir do reinado de Rei Felipe V no século XVIII, e acabou transformando-se na residência de verao dos monarcas espanhóis até o reinado de Alfonso XIII, no princípio do século XX. Seus esplêndidos jardins, embelezados por estátuas e fontes inspiradas na mitologia clássica, constituem um dos melhores exemplos na Espanha de jardim paisagístico. Os jardins foram desenhados pelo francês René Carlier entre 1720 e 1721. O espetáculo das 21 fontes existentes funcionando ao mesmo tempo é imperdível. O próprio desnível do terreno foi utilizado para que as fontes tivessem suficiente pressao, e algumas delas elevam a água a 40m de altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Jácomo Pedro Olivi disse:

    Olá: Tudo bem com vocês aí. Devido esta tal Covid-19 tudo Ok, espero que sim para nos passarmos lindas fotos.

    Obrigado Atenciosamente

    Jácomo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s