Românico Espanhol – Escultura (Iconografia – Parte 2)

No último post sobre a Escultura Românica vimos algumas das formas como Deus e a Virgem Maria foram constantemente representados. Na matéria de hoje, veremos algumas dos principais episódios bíblicos que aparecem nas igrejas românicas da Espanha. Como vimos, a Escultura Românica se inspira em fontes diversas, tanto profanas quanto religiosas. Recolhe motivos da antiguidade clássica e, principalmente, aqueles que foram formulados nos primeiros tempos do Cristianismo em sarcófagos e catacumbas, além de modelos pré-românicos e da Arte Bizantina. Os motivos mais representados foram aqueles narrados no Antigo e Novo Testamento, os Evangelhos e o Livro do Apocalipse, escrito pelo Apóstolo João. Além do mais, abordam cenas extraídas da vida de Jesus e da Virgem Maria procedentes dos denominados Evangelhos Apócrifos, ou seja, aqueles que não foram reconhecidos pela ortodoxia católica e não foram recompilados no Novo Testamento. As cenas do Antigo Testamento foram menos representadas na Escultura Românica, com exceção do “Pecado Original“, no qual aparecem Adão e Eva nus, cobrindo o sexo, ou a serpente com a árvore do bem e do mal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACapitel do Claustro da Igreja de San Paul del Camp (Barcelona)Pecado Original.

Cenas escultóricas comuns relativas ao Antigo Testamento estão vinculadas àqueles personagens que por alguma virtude especial foram capazes de vencer a morte, antecipando-se a Cristo (prefigurações de Cristo). Alguns exemplos: Daniel na cova dos leões, Abraão e o sacrifício de Isaac, Sansão desquartizando o leão, etc. Muito mais frequentes são as cenas extraídas do Novo Testamento, como o ciclo do “Nascimento de Jesus Cristo”.

DSC00602Capitel do Monast. de San Juan de Duero (Sória – Cast. y León) – Nascimento de Jesus.

Outros episódios representados são a “Matança dos Inocentes“, os “Milagres de Cristo” (Bodas de Caná, Multiplicação dos pães e peixes, Ressureição  de Lázaro, etc) e a “Fuga ao Egito“.

DSC01438Capitel do Claustro da Igreja de San PedroHuesca (Aragón)Fuga ao Egito.

A “Morte de São Joao Batista” e a “Santa Ceia” também são frequentes…

DSC01433Capitel do Claustro da Igreja de San PedroHuesca (Aragón)Santa Ceia.

A “Paixão de Cristo” não é um tema recorrente da escultura em pedra, ao contrário da escultura feita de madeira. No entanto, podemos apreciar alguns exemplos:

DSC01435Capitel do Claustro da Igreja de San PedroHuesca (Aragón)Paixão de Cristo.

DSC07460Fachada Principal da I. de San PereVale de Arán (Catalunha)Cristo Crucificado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACapitel do Claustro do Monast. Santo Domingo de Silos (Castilla y León) – Descendimento de Cristo.

Muitas esculturas românicas encontram-se expostas nos mais variados museus da Espanha. Na sequência, vemos uma cena escultórica representando o “Batismo de Cristo“, exposta no Museu Arqueológico Nacional de Madrid

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuseu Arqueológico Nacional – Madrid – Batismo de Cristo.

Uma das obras primas da escultura religiosa românica na Espanha encontra-se no Museu Federico Marés de Barcelona, atribuída ao Mestre de Cabestany (“Aparecimento de Jesus sobre as águas a seus discípulos“), feita em mármore e procedente do Monastério de San Pedro de Rodes (século XII).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuseu Federico Marés – Barcelona (Catalunha) – Obra Prima do Mestre Cabestany

A vida dos Santos é outro motivo frequente na Escultura Românica. Normalmente constituem cenas dramáticas associadas ao martírio, como vemos abaixo num capitel da Igreja de San Lorenzo de Segóvia, na qual se representa o Martírio de São Lourenço, que foi queimado vivo num assador no ano 258 dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACapitel da Igreja de San Lorenzo (Segóvia) – Martírio de São Lourenço

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s