Românico Espanhol – Pintura (Parte 2)

A Pintura Românica procede da Arte Bizantina e dos códices iluminados, que foram redigidos e decorados antes da eclosão do Estilo Românico, principalmente carolíngios, otomanos e mozárabes (termo que designa a comunidade cristã que vivia numa cidade sob dominação muçulmana na Espanha). A Pintura e os Mosaicos bizantinos influenciaram na plástica, iconografia e na hierarquização da Pintura Românica. Geralmente, nas igrejas bizantinas, todos os temas tratados se repetem, bem como sua localização no interior do templo.  Isso se deve à elaboração, no século IX, de um tratado chamado “Hermeneia“, que explica como as cenas e personagens religiosos devem ser executados e onde devem ser colocados em lugares específicos da igreja. Na parte inferior dos muros devem aparecer exclusivamente os patriarcas do Antigo Testamento (profetas, mártires e bispos). No nível intermediário, a história da vida dos santos, e no nível superior, nas cúpulas e bôvedas dos ábsides, as figuras de Cristo em Majestade a a Virgem Maria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMosaico BizantinoBasílica (atual Mesquita) de Santa Sofia (IstambulTurquia).

Entre as características da Pintura e dos Mosaicos Bizantinos, destacamos a tendência em eliminar os focos de luz, prevalecendo os fundos de cor dourada, que mais que uma tonalidade cromática representa brilho ou luz, e evita o contato entre os personagens representados e a natureza material. As pessoas e objetos são representados num único plano frontal. Como eram realizadas as pinturas no período românico ? O primeiro passo consistia em alisar o muro, colocando uma camada feita de cal e areia. Em seguida, se desenhava a silueta de uma cena ou figura ser representada e, por último, se pintava seguindo uma ordem pré-estabelecida, de cima para baixo, e da esquerda para a direita, coincidindo com a hierarquização da iconografia e o sentido narrativo. As cores eram elaboradas com pigmentos minerais, principalmente. Por exemplo, a cor branca era obtida com a cal, o ocre com óxido de ferro e o vermelho, com sulfato de mercúrio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPintura Mural de uma Igreja RomânicaArévalos (Castilla y León) – século XIII.

Mencionamos agora as carcaterísticas principais da Pintura Românica. Destaca-se por ser antinaturalista, negando as proporções anatômicas e o sentido de perspectiva. Herda da Arte Bizantina a frontalidade, prevalecendo a linha e o desenho sobre o objeto representado. O corpo humano assume uma postura hierática (solene) com posturas nada relaxadas e naturais, estando submetido às formas geométricas sem a presença de detalhes anatômicos, considerado supérfluos. As imagens tornam-se simples, expressionistas, pintadas com cores vivas e saturadas, com sua silueta na cor negra. Entre as partes anatômicas representadas, a ênfase recai no tamanho dos olhos e das mãos. As cenas carecem de sombra e perspectiva, que criam a sensação de volume real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPintura MuralCristo em Majestade (Igreja de San Justo – Segóvia).

Estas características evidenciam que a Pintura Românica não se preocupava pelo aspecto temporal dos seres e das coisas, e sim por aquilo que é essencial e permanente. As cenas são colocadas em espaços delimitados, rodeados por linhas e figuras geométricas. Com a ausência de volume e da perspectiva (noção de profundidade) se anula o espaço, e com a imobilidade se elimina o tempo. Sem o espaço e o tempo, não existe o denominado mundo físico. Portanto, a Pintura Românica busca uma dimensão espiritul, divina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPintura Mural RomânicaMuseu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC).

Na Espanha, a Pintura Românica recebeu, em determinadas zonas do país, a influência da Arte Muçulmana, como podemos observar na Igreja de San Justo de Segóvia (imagem acima) e também na Igreja de San Román de Toledo. Esta influência pode ser apreciada nos motivos ornamentais, de caráter geométrico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPinturas RomânicasIgreja de San Román de Toledo (Castilla La Mancha).

No próximo post, veremos a iconografia da Pintura Românica….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s