Gótico Espanhol – Arquitetura

Depois de publicar algumas matérias introdutórias sobre o Estilo Gótico, chegou a vez de falar um pouco sobre a origem e a evoluçaão do estilo na Espanha. O Estilo Gótico difundiu-se com relativa prontidão no país desde a vizinha França, no final do século XII. Sua consolidação foi progressiva, inicialmente convivendo com as antigas formas do Estilo Românico. A Arquitetura Gótica foi introduzida na Espanha através dos monastérios da Ordem Cistercense, alcançando uma grande difusão no país. Um exemplo é o Monastério de Poblet, um dos mais importantes da ordem na Espanha, situado na Província de Tarragona (Catalunha), reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMonastério de Poblet.

Esta fase introdutória é conhecida como Gótico Inicial, Arcaico ou Primitivo, constituindo um período de transição entre o Estilo Românico e o Gótico, no qual convivem as formas românicas, como o Arco Semicircular, com as novas soluções construtivas do Gótico, como o Arco Ojival. Ambos estão presentes na Sala Capitular do Monastério de Poblet.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASala Capitular do Monastério de Poblet.

Esta primeira fase prolongou-se até o final do século XII. A altura dos edifícios não alcança as cotas elevadas da etapa clássica do Estilo Gótico. Algumas Catedrais da Espanha inserem-se nesta etapa de transição, como a Catedral de Ávila (Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVista da Catedral de Ávila.

Iniciada em 1170, a Catedral de Ávila é considerada a primeira obra gótica da Espanha. Foi projetada por um mestre francês, Giral Frunchel, segundo a maioria dos historiadores. O interessante desta catedral é que foi concebida como templo e fortaleza de forma simultânea. A construção começou com a cabeçeira, como habitualmente ocorre, integrando o sistema defensivo da cidade, no estilo românico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAÁbside da Catedral de Ávila.

O restante da obra pertence ao Estilo Gótico. Abaixo, vemos a fachada principal da Catedral de Ávila, e uma foto geral do seu interior, na qual vemos outra novidade arquitetônica característica do estilo, a bôveda de crucería.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFachada principal da Catedral de Ávila.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInterior da Catedral de Ávila.

Três anos depois (1173) incia-se a construção da Catedral de Tarragona (Catalunha), situada na parte mais alta do centro histórico da cidade. Sua fachada principal apresenta 3 portas, sendo as laterais de estilo românico, enquanto a central pertence ao Gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFachada principal da Catedral de Tarragona.

Declarada Monumento Nacional em 1905, a Catedral de Tarragona foi edificada num local sagrado, onde anteriormente se ergueram um templo romano, da época fundacional da cidade, uma basílica visigoda e depois a mesquita árabe. Abaixo, vemos o claustro

OLYMPUS DIGITAL CAMERAClaustro da Catedral de Tarragona.

A partir de finais do século XII e início do XIII, começam as obras da Catedral de Lérida, também situada na Catalunha. Da mesma forma que as anteriores, combina elementos românicos e góticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVista Exterior da Catedral de Lérida.

Na sequência, vemos um detalhe de um dos arcos do claustro da Catedral de Lérida, construído entre os séculos XIII e XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAClaustro da Catedral de Lérida.

Finalizamos a matéria com a Catedral de Cuenca (Comunidade de Castilla La Mancha), que estilisticamente também se insere nesta fase inicial do Estilo Gótico na Espanha. Inicida no final do século XII, é notória a influência construtiva da Catedral de Notre Dame de Paris em sua fachada principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFachada principal da Catedral de Cuenca.

No próximo post, veremos a etapa clássica do Estilo Gótico (século XIII) na Espanha, quando se construíram as maravilhosas catedrais de Burgos, León e Toledo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s