Gótico Espanhol – Arquitetura (Etapa Clássica)

O século XIII constitui a etapa clássica do Estilo Gótico na Espanha, período no qual se desenvolveram todos os elementos construtivos do estilo, como o Arco Ojival, a Bôveda de Crucería, os Arbotantes, etc, e quando foram construídas as manifestações mais puras do Gótico Espanhol, as Catedrais de Burgos, León e Toledo. Tanto a Catedral de Burgos, quanto à de León, estão situadas em pleno Caminho de Santiago, na Comunidade de Castilla y León. As três foram dedicadas à Virgem Maria e receberam o título de Patrimônio da Humanidade. No processo construtivo destas maraviljhosas obras, a influência das Catedrais Francesas é patente. A Catedral de Burgos começou a ser construída a partir de 1221.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACatedral de Burgos – Fachada Principal.

Os principais promotores do templo foram o Rei Fernando III e o Bispo Maurício. Se desconhece o nome do primeiro arquiteto responsável pelas obras, seguramente de origem francesa. Em 1240, assume o processo construtivo o Mestre Enrique, também procedente da França, que depois seria também o responsável das obras da Catedral de León. A fachada principal da Catedral de Burgos foi inspirada nas Catedrais de Paris e de Reims. Na foto que vemos a seguir, vemos uma imagem do interior da catedral, com seu típico alçado em três níveis (arquería, trifório e clarestório) e uma das rosetas existentes. Indubitavelmente, é uma das mais belas Catedrais da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInterior da Catedral de Burgos.

Abaixo, um dos vitrais da Catedral de Burgos

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVitrais – Catedral de Burgos.

Na sequência, vemos o claustro

OLYMPUS DIGITAL CAMERAClaustro da Catedral de Burgos.

A Catedral de León é famosa por conservar o conjunto de vitrais medievais mais importantes da Espanha. De fato, em sua construção se enfatizou ao extremo o que se denomina a desmaterialização da Arte Gótica, ou seja, a redução dos muros estruturais ao mínimo para que fossem substituídos por vitrais coloridos. Como acontecia de forma frequente, foi edificada sobre um anterior templo românico. Sua construção começou em 1205, mas logo as obras foram interrompidas, e somente foram retomadas em 1255. Sua estrutura fundamental finalizou já no século XIV. Apesar disso, podemos dizer que o processo construtivo da Catedral de León foi rápido, contribuindo para proporcionar ao templo uma grande unidade de estilo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACatedral de León – Fachada principal.

A Catedral de León é considerada a mais francesa das Catedrais Espanholas. Da mesma forma que a Catedral de Burgos, foi inspirada na Catedral de Reims. Em sua fachada principal, observamos as duas torres, ambas de Estilo Gótico. Tanto a fachada principal, quanto a fachada sul, estão compostas por três portas. Abaixo, vemos uma delas, com a representação de Cristo em Majestade

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPorta da Catedral de León.

Junto com a Catedral de Chartres (França), os vitrais da Catedral de León são considerados como os mais importantes do mundo gótico. Conserva a maioria dos vitrais originais, elaborados nos séculos XIII e XIV. Não constituíam apenas elementos decorativos, pois fazem parte fundamental da estrutura do edifício. No total, o conjunto de vitrais góticos da Catedral de León estão formados por 3 rosetas e 134 janelas, alcançando uma superfície superior aos 1700 metros quadrados. Seu programa iconográfico incluem cenas bíblicas (vitrais superiores), escudos nobres e eclesiásticos (vitrais situados na parte intermediária do templo), e cenas mundanas e temática vegetal (vitrais inferiores).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVitrais da Catedral de León.

A Catedral de Toledo (Castilla La Mancha) foi a outra Catedral Gótica construída na Espanha que pertence a época clássica do estilo. Também dedicada à Virgem Maria, sua construção iniciou-se em 1226, e foi patrocinada pelo bispo de Toledo, Rodrigo Ximénez de Rada, durante o reinado de Fernando III. Sem nenhuma dúvida, constitui uma das catedrais mais ricas de todo o mundo em obras de arte, e sua visita interior (entrada de 10 euros) é obrigatória.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACatedral de Toledo – Fachada principal.

A Catedral de Toledo é considerada uma das maiores de toda a Arquitetura Gótica, com 120m de comprimento e 60m de largura. Possui 5 naves, uma central, e duas naves laterais de cada lado. A influência francesa é visível na fachada principal, composta por 3 portas de acesso e uma grande torre, uma das maiores da Espanha, com 92m de altura. No entanto, sua construção foi adaptada ao gosto espanhol, com o coro situado no centro da nave central, algo característico das Catedrais Góticas da Espanha. Os vitrais mais antigos pertencem ao século XIV, período em que se começou a construiu o claustro (1389), sendo terminado em 1425, durante o governo do Bispo Pedro Tenorio, que recebeu sepultura numa das capelas do claustro (Capela de San Blás). Abaixo, vemos a porta de acesso ao claustro…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPorta de acesso ao Claustro da Catedral de Toledo.

Abaixo, vemos uma das portas de sua fachada principal, conhecida como a Porta do Perdão. Iniciada em 1418, se concediam indulgências aos penitentes que entravam por esta porta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPorta do Perdão – Catedral de Toledo.

Em seu conjunto escultórico observamos os 12 apóstolos em suas laterais. No centro, uma coluna denominada Parteluz com a representação de Jesus Cristo como o senhor do mundo, segurando uma bola que representa o triunfo da igreja. No tímpano, uma cena em que San Ildefonso (padroeiro da cidade de Toledo) recebe em posição ajoelhada as vestes de bispo da própria Virgem Maria (representação habitual deste bispo toledano, que viveu na época visigoda). Abaixo, vemos a cena no detalhe…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsculturas da Porta do Perdão.

As útlimas constribuições referentes ao Estilo Gótico na Catedral de Toledo se deram já no século XV, na época dos Reis Católicos, quando se realizaram o fechamento das bôvedas interiores situadas aos pés da nave central (1493).

OLYMPUS DIGITAL CAMERABôvedas de Crucería – Catedral de Toledo.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s