Gótico Espanhol – Arquitetura (século XIV)

Se durante a etapa clássica (XIII) o Estilo Gótico na Espanha adquiriu uma grande importância no antigo Reino de Castilla, com a construção das Catedrais de Burgos, León e Toledo, no século XIV expandiu-se pelo Reino de Aragón, constituindo o período mais glorioso nesta região do país. Na cidade de Barcelona existem vários exemplos notáveis de templos góticos, incluindo um bairro que se denomina precisamente Bairro Gótico, que concentra muitos dos principais lugares de interesse da capital catalã. A Catedral de Barcelona iniciou sua construção em 1298, e foi dedicada à Santa Cruz e Santa Eulália, santa padroeira da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAltar Maior da  Catedral de Barcelona.

Foi edificada sobre uma anterior catedral românica, e as obras começaram pela cabeçeira, como normalmente ocorre. A Porta de Santo Ivo é a mais antiga, e durante séculos foi a entrada principal ao interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPorta de Santo Ivo – Catedral de Barcelona.

Os restos de Santa Eulália foram depositados num sarcófago de alabastro, no interior da cripta situada sob o presbitério, realizada pelo arquiteto Jaume Fabre no princípio do século XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACripta com o sarcófago de Santa Eulália.

Outro elemento deste período existente no interior da Catedral de Barcelona é o belíssimo coro,de finais do século XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACoro da Catedral de Barcelona.

O templo conserva belos exemplos de vitrais, os mais antigos do século XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVitral da Catedral de Barcelona.

Uma característica importante de alguns templos góticos, principalmente na Catalunha, são as igrejas construídas com a denominada Planta de Salão, na qual as naves laterais possuem a mesma altura da nave central, conformando um espaço interior de grande amplitude. A escassa decoração escultórica e a ausência de contrafortes e arbotantes são outras de suas peculiaridades. Em Barcelona um excepcional exemplo deste tipo de formato e do próprio Gótico Catalão é a magnífica Igreja de Santa María del Mar, construída entre 1329 e 1393. Seu exterior destaca por ser maciço e robusto e com a presença de duas torres octogonais, além de uma bela roseta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFachada Principal da Igreja de Santa María del Mar – Barcelona.

Esta impressionante igreja foi construída pelos fiéis da zonas do porto e da Ribera, ou seja, foi edificada pelo e para o povo humilde, enquanto a Catedral foi construída com o patrocínio da monarquia, nobreza e o alto clero. Esta igreja foi a protagonista da novela “A Catedral do Mar“, um grande êxito literário do escritor Ildefonso Falcones, que teve um enorme sucesso na Espanha e em todo o mundo. Seu interior de Planta de Salão está composto por três naves de mesma altura separadas por altas colunas. Sua harmonia construtiva se deve a que as naves laterais possuem a metade exata de sua nave central, e a largura total do conjunto é a mesma de sua altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInterior da Igreja de Santa María del Mar – Barcelona.

Menos conhecida que as duas anteriores, mas igualmente interessante em Barcelona, é a Igreja Gótica de Santa María del Pino (Santa María del Pi, em catalão). O achado de uma imagem da Virgem Maria no tronco de um pino originou o nome do templo. Sua construção foi iniciada no início do século XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFachada da Igreja de Santa María del Pi – Barcelona.

Ao longo dos séculos, a igreja sofreu graves prejuízos estruturais devido a terremotos (1428) e conflitos bélicos, como a Guerra da Sucessão Espanhola (1714) e também durante a Guerra Civil do século XX. O interior possui apenas uma nave, que se destaca por sua grande dimensão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInterior da Igreja de Santa María del Pi – Barcelona.

Outra Catedral Gótica maravilhosa na Espanha é a Catedral de Santa María de Palma de Mallorca (Ilhas Baleares). Sua construção começou entre os séculos XIII e XIV, logo depois da conquista da cidade pelo Rei Jaime I de Aragón em 1229, sendo edificada sobre a antiga mesquita muçulmana. Sua localização é espetacular, às margens da Baía de Palma, como se fosse um imenso barco prestes a zarpar em direção ao mar…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExterior da Catedral de Palma de Mallorca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExterior da Catedral de Palma.

A construção impressiona por seu tamanho, 121m de comprimento por 55m de largura. Além do mais, possui uma das maiores rosetas de todo o mundo gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFachada principal da Catedral de Palma de Mallorca.

Abaixo, uma foto de seu interior…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInterior da Catedral de Palma.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s