Lugo – Galícia

Depois de viajar uma semana pela Comunidade da Cantábria, decidi ir mais longe e visitar por segunda vez a Comunidade da Galícia, situada na região noroeste da Espanha, fazendo fronteira com o norte de Portugal. Meu destino foi a cidade de Lugo, um lugar que há muito tempo almejava conhecer. Minha principal motivação em visitar esta cidade, uma das quatro capitais de província que constituem a comunidade, era ver de perto sua espetacular muralha romana, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco (que em breve publicarei uma matéria especial no blog).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO ônibus partiu de Santander às 3hs da madrugada e oito horas depois cheguei à cidade de Lugo, a quarta cidade mais populosa da Galícia com cerca de 100 mil habitantes, superada por Vigo, La Coruña e Orense. Considerada uma cidade comercial e de serviços, Lugo possui uma importante universidade especializada em ciências agrárias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstá situada sobre uma colina, e em sua parte baixa é atravessada pelo Rio Miño

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMinha visita coincidiu com as festas religiosas mais importantes da cidade, celebradas de 4  a 12 de outubro em honra ao padroeiro da cidade, San Froilán. Por este motivo, Lugo estava cheio de turistas, a grande maioria espanhóis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPermaneci três dias na cidade, e logo descobri que Lugo tem muito a oferecer em termos turísticos, além de sua famosa muralha. A cidade conserva, de sua época fundacional, interessantes monumentos relacionados à Lucus Romana, e excelentes amostras de seu passado medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm Lugo visitei sua bela catedral e várias outras construções religiosas relacionadas com a arquitetura gótica

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm Lugo, como em toda a Galícia, o idioma é o gallego, um dos quatro idiomas oficiais da Espanha, além do castelhano, o catalão (Catalunha) e o euskera (País Vasco). Devido à proximidade com Portugal, o gallego é uma curiosa mistura do castelhano com o português, com uma sonoridade muito peculiar e musical.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAIniciarei uma série de matérias com o objetivo de mostrar esta bela cidade, com a finalidade de divulgar seus monumentos e seu patrimônio histórico-artístico, dignos de serem conhecidos. No próximo post, vocês conhecerão a Lucus Augusti, fundada pelos romanos há dois mil anos atrás…

1 comentário Adicione o seu

  1. Vera Schmitz disse:

    Adorei o post. Estou me sentindo ainda na Espanha com estas publicações. Valeu Roberto. Grande abraço. Vera Schmitz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s