A Virgem de Guadalupe

Hoje conheceremos a história da Virgem de Guadalupe, cuja imagem foi a responsável pela existência do Real Monastério de Santa Maria e consequentemente do povoado que cresceu ao seu redor. Sua origem, segundo a tradiçao, remonta ao século I e que seu autor foi Sao Lucas, o evangelista. Antes de falecer, pediu que a imagem fosse enterrada junto a ele. No séc. IV, tanto a imagem quanto seus restos foram levadas a Constantinopla. Em 582 dC, o Cardeal Gregório, futuro papa Gregório Magno, levou a imagem à Roma. Depois foi enviada a Sevilha, como um presente papal ao arcebispo Sao Leandro, onde a imagem seria venerada até a invasao árabe de 711 dC. Finalmente, em 714 dC uns clérigos fogem com a imagem e a ocultam na Serra de Extremadura, às margens do Rio Guadalupe. Aí permanece até o séc. XIII, quando a virgem aparece ao pastor Gil de Cordero, ordenando-lhe para que cavasse um buraco onde encontraria uma imagem sua, e depois que construisse uma pequena ermita para sua veneraçao. Este pequeno templo tornou-se a semente do grande e famoso Monastério de Guadalupe,  centro espiritual da Comunidade de Extremadura.

DSC08771Na parte baixa do povoado, podemos conhecer a casa onde viveu o pastor Gil de Cordero.

DSC08774A apariçao da Virgem no séc. XIII ocorreu numa época de intensa devoçao mariana. A imagem que atualmente contemplamos é uma talha românica, feita de madeira de cedro, plocromada e de autor desconhecido. Encontra-se no centro do Retábulo Maior da igreja do monastério, medindo cerca de 60 cm e pesando 4 kg.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta imagem foi inspirada na Theotókoi bizantina (mae de Deus), uma representaçao bastante conhecida na iconografia crista da Idade Média. Inspirada nos chamados códices iluminados do séc. XI, alcançou grande difusao a partir do século seguinte. Segundo esta mesma iconografia, apresenta nariz reto, grandes olhos e sua imagem caracteriza-se pela frontalidade e a postura hierática típicas das esculturas românicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Virgem de Guadalupe pertence ao grupo de virgens negras da Europa Ocidental do séc. XII. Dela se lê no Cantar dos Cantares: “Tenho a face morena, mas formosa…é que o sol  me bronzeou”. Em 1928, o rei Alfonso XIII concede à sagrada imagem o título de “Rainha das Espanhas” ou da Hispanidade (conjunto de povos hispanos, unidos pelos vínculos de raça, idioma, cultura e religiao). De fato, nenhuma representaçao da Virgem está tao intimamente relacionada ao conceito de Hispanidade quanto a Virgem de Guadalupe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns fatos históricos demonstram esta estreita relaçao, como os muitos santuários construídos em honra à Virgem nos países sul-americanos e em Filipinas. Inclusive, muitas localidades do continente americano adotaram o nome de Guadalupe. Além disso, a Virgem teve um papel fundamental no contexto de evangelizaçao dos povos indígenas americanos. A maioria dos conquistadores espanhóis eram originários de Extremadura e, portanto, veneravam a Virgem de Guadalupe (Francisco Pizarro, Hernán Cortez, etc). O próprio Cristóvao Colombo esteve no monastério, antes e depois de sua viagem à América.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPadroeira de Extremadura, Rainha da Hispanidade…com este post, finalizamos a série dedicada ao povoado, ao monatério e à Virgem de Guadalupe. Espero que tenha conseguido transmitir, ao menos um pouco, a beleza do pueblo, a riqueza arquitetônica e histórica do monastério e a grande veneraçao popular à Virgem.

Anúncios

2 respostas em “A Virgem de Guadalupe

  1. A I magem de NS de Guadalupe e muito parecida com a NS de aparecida. Sendo uma santa muito ligada aos portugueses (o santuário de NS de Guadalupe foi da ordem dos jerônimos) será que nunca ninguém especulou que a imagem encontrada no rio no vale de paraiba que viria a ser NS de aparecida, seja originalmente uma imagem de NS de Guadalupe ?

    fica a questão !

  2. Pingback: A Virgem de Guadalupe - Espanha - Pater Noster

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s