Brihuega – Província de Guadalajara

Conhecer a cidade de Brihuega, localizada a pouca distância de Torija (Província de Guadalajara, Comunidade de Castilla-La Mancha), certamente surpreenderá o turista ávido por pueblos com história, belos monumentos e museus curiosos. De fato, esta pequena cidade com aproximadamente 8 mil habitantes possui tudo isso, e muito mais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABrihuega é uma das cidades de maior importância monumental da província e foi declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1973.  Além do mais, muitos fatos históricos de relevância nela sucederam, convertendo-a num permanente centro de atraçao turística. Aparece citada por primeira vez na Idade Média como um importante núcleo populacional sob a denominaçao de Castrum Briga, que significa “Castelo sobre a rocha”. Neste período, Brihega acolheu aos principais personagens da época, como o rei Alfonso VI, por exemplo.

DSC08222Depois de conquistar Toledo, Alfonso VI concede a vila aos arçebispos desta cidade, entre os quais mencionamos Rodrigo Ximénez de Rada, um dos principais impulsores da Catedral de Toledo e uma das figuras mais influentes da Espanha Medieval. Este importante personagem incentiva o crescimento de Brihuega, construindo seus monumentos mais conhecidos. Em 1242, concede também o foro à cidade. No final do séc. XVI, o rei Felipe II anexiona Brihuega à coroa, mas durante o séc. XVII, a vila volta a ser posessao eclesiásticca. Em 1710, batalhas ocorridas na regiao trouxeram a dinastia borbônica ao trono espanhol.

DSC08232Novamente emancipada no séc. XVIII, durante o reinado de Carlos III o crescimento industrial é acelerado, com a criaçao da Real Fábrica de Panos, que deu fama e prosperidade a Brihuega, cujas imagens vemos a seguir.

DSC08263DSC08223Finalmente, no séc. XX, a Batalha de Brihuega tornou-se uma das mais decisivas de toda a Guerra Civil Espanhola. A Praça do Coso constitui seu centro administrativo e político, e nela ergue-se o edifício da prefeitura ou Ayuntamiento.

DSC08252Ao lado, vemos a Prisao, atualmente transformada em Oficina de Turismo de Brihuega. O edifício foi realizado em 1781, durante o governo de Carlos III, e antes de sua habilitaçao atual, funcionou como Escola, Academia de Música e Biblioteca Municipal.

DSC08256Em frente, podemos visitar as Cuevas Árabes, uma extensa rede subterânea de galerias construídas durante a dominaçao muçulmana. O local impressiona pelo laberinto de galerias existentes, numa extensao de cerca de 3 km, datadas dos séc. XI e XII.

DSC08026DSC08016Desde esta época, Brihuega foi apreciada por sua riqueza aquífera, composta por numerosos mananciais que possibilitaram a construçao de várias fontes que embelezam a cidade, como a dos 12 canos.

DSC08208DSC08210A Fonte dos 12 Canos serve de apoio à estrutura do curioso lavadeiro municipal, ainda em uso.

DSC08215Várias sao as casas que chamam a atençao por sua bela decoraçao. Abaixo, vemos uma delas, adornada com a representaçao da Virgem de la Peña, padroeira de Brihuega.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO nosso passeio por esta encantadora cidade está apenas começando. Nao percam as próximas matérias sobre Brihuega

Deixe um comentário