Belmonte – Castilla La Mancha

No post de hoje, conheceremos outro dos encantadores pueblos que salpicam na Comunidade de Castilla-La Mancha. Situado na Província de Cuenca, Belmonte é um dos mais belos povoados da comunidade castelhana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABelmonte integra a denominada Rota do Quixote (Ruta del Quijote, em espanhol), uma rede de caminhos que incluem muitos dos povoados e paisagens descritos na universal obra de Cervantes, Don Quixote de La Mancha. Evidentemente, nao podia faltar os moinhos de vento, cujo episódio narrado pelo escritor é um dos mais memoráveis da novela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs moinhos erguem-se soberanos pela vasta planície manchega.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns deles estao abertos à visitaçao turística, e podemos contemplar seu funcionamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA vila foi povoada desde remotas épocas. Escavaçoes arqueológicas realizadas no principal monumento religioso do povoado, a Colegiata de San Bartolomé, acharam restos de um templo visigodo anterior, talvez do séc. V. A partir de 1323, está documentada sua importância histórica, com a construçao da muralha que cercava Belmonte e de seu imponente alcázar. Abaixo, vemos uma foto do castelo da localidade, que em breve conheceremos detalhadamente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAHistoricamente, Belmonte foi uma vila senhorial, pertencente à família dos Pacheco. O primeiro senhor da vila foi Juan Fernández Pacheco, cujo território foi concedido pelo rei Enrique III. Estes privilégios reais tornaram Belmonte uma das cidades mais importantes da Província de Cuenca, atingindo sua época dourada entre os séc. XV e XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs casas feitas de pedra e de um branco deslumbrante estao formadas por balcoes à vista e belos trabalhos de ferro forjado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste auge econômico é comprovado pela beleza e grandiosidade de sua principal igreja, a referida Colegiata de San Bartolomé.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo é uma construçao gótica do séc. XV. Em minha recente visita à cidade, porém, nao tive a oportunidade de conhecer seu interior, pois estava fechada. Abaixo, vemos uma das duas portadas da igreja, e seu ábside.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos personagens mais famosos de Belmonte foi o poeta Fray Luís de León, que nasceu  na vila em 1527. A história de Belmonte também se relaciona com a sétima arte, pois suas paisagens e monumentos foram cenários de vários filmes, entre os quais mencionamos “El Cid”, dirigido por Anthony Mann em 1961. Muitos de seus habitantes participaram das filmagens vestidos de cavalheiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, continuaremos visitando Belmonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s