Belas Igrejas de Santander

Antes de iniciar a matéria de hoje, gostaria de comentar a todos que recentemente foi publicado o post de número 300 do meu blog. Como uma forma de celebraçao, que divido com todos, decidi realizar um concurso denominado “Conhecendo Espanha”, em que todos podem participar. O concurso constará de 6 etapas, cada qual com 6 perguntas referentes ao patrimônio cultural e histórico-artístico de Espanha. Para participar é bem fácil, basta enviar um comentário com as respostas relativas às perguntas de cada etapa. A primeira etapa será realizada dia 5/7, na próxima sexta-feira, sendo que as perguntas, em sua grande maioria, sao do tipo teste. Os vencedores do concurso serao aqueles que acumularem a maior quantidade de pontos durante as 6 etapas (máximo de 36), e receberao em casa, via correio, um prêmio pela vitória. Espero pela participaçao de vocês e agradeço muito sua divulgaçao. Durante a semana, darei mais detalhes do concurso…

No post de hoje, veremos duas das mais belas igrejas da cidade de Santander, a capital da Comunidade de Cantábria. A primeira delas é a Igreja de Santa Lúcia, declarada Bem de Interesse Cultural em 1987.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASituada no coraçao histórico da cidade, o templo foi projetado pelo arquiteto madrilenho Antonio de Zabaleta entre 1852/1854. O pórtico recorda elementos da arquitetura romana, bem como dos templos paleocristaos (construídos durante a fase inicial do cristianismo), que tanto cativavam o arquiteto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construçao da igreja ocorreu num momento de esplendor  econômico da cidade, sendo até hoje um de seus monumentos mais destacados, nao só por sua arquitetura , mas também pelo fato de representar um dos poucos exemplos de  templos religiosos edificados nesta época, em todo o país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAberta aos fiéis em 1868, o interior consta de uma grande e larga nave, cujo maior destaque fica por conta de sua cabeçeira, com um altar-maior realizado em mármore de Carrara, em que podemos observar o quadro de Santa Lúcia pintado por Paul Ratier, a finais do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a Igreja do Sagrado Coraçao é um dos melhores exemplos da arquitetura neogótica de Santander. Foi inaugurada em 1890, com exceçao de sua torre, construída dez anos mais tarde.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo exterior destaca também a escultura do Sagrado Coraçao, esculpida em 1912, que vemos na imagem acima. A responsabilidade do projeto se deve ao arquiteto José María Basterra, e o templo pertene à Ordem dos Jesuítas. O que mais impressiona, porém, é o interior, cujas paredes estao totalmente decoradas com pinturas e frescos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas foram realizadas pelo artista alemao Enrique Immenncamp, que iniciou seu trabalho em 1926, finalizando-o em 1932. A igreja está sustentada por 12 pilares, que representam os 12 apóstolos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs cenas representam episódios da vida de Cristo. A beleza e o colorido resultantes fazem com que a igreja seja muito solicitada para casamentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outras fotos do interior desta belíssima igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário