Igreja de Santa Maria – Aranda del Duero

O monumento mais importante de Aranda del Duero, histórica e artisticamente falando, é a impressionante Igreja de Santa Maria “La Real”. Construída a partir de finais do séc. XV, foi finalizada aproximadamente em 1515, substituindo uma anterior edificação românica, da qual permanece somente a torre, que formava parte do sistema defensivo da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA bela estrutura da torre destaca-se no traçado urbano de Aranda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA incrível fachada principal da igreja atrai os olhares de todos aqueles que a visitam. Construída pelo arquiteto Simon de Colônia, converteu-se num dos símbolos da cidade, sendo o melhor exemplo do esplendor vivido pela urbe na época de sua construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada está inserida dentro do estilo denominado Gótico-Isabelino, também chamado de Estilo Reis Católicos, já que a maioria das construções foram encarregadas por Fernando de Aragón e Isabel de Castilla, ou então foram patrocinados pelos monarcas. Esta corrente artística é própria do território de Castilla, representando a fase final do Gótico e o início do Renascimento. O estilo introduz vários elementos decorativos, que cumprem as funções estética e teológica, além de servir como um “veículo publicitário” do casal real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Gótico-Isabelino adquiriu influências decorativas da Arte Islâmica, do Mudéjar, dos Países Baixos e, em menor medida, da Itália. Paralelamente, desenvolveu-se em Portugal um estilo de características similares, denominado Manuelino. Como elementos evidentes, destaca o predomínio dos motivos heráldicos e a representação dos símbolos reais, no caso dos Reis Católicos, o yugo e as flechas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGeralmente, os templos são amplos, predominando a horizontalidade, em detrimento da verticalidade característica do Gótico clássico. Na fachada da igreja, observamos uma rica iconografia. A parte central está representada por cenas relativas ao Calvário de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior, o escudo real está suspenso por águias e leões.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo tímpano, vemos quatro cenas esculpidas em alto-relevo, com grande maestria. Começando pela parte superior esquerda, vemos as representações do Anúncio do anjo aos pastores, a Cavalgada dos Reis Magos, a Adoração dos reis a Jesus e o Nascimento de Jesus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs portas que fecham os vãos formados pelo Parteluz são Renascentistas, feitas de madeira de nogal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Parteluz, vemos uma imagem da Virgem, a quem está dedicado o templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANuma das laterais, estão representados os quatro Pais da Igreja Ocidental: Santo Ambrósio, Santo Jerônimo, Santo Agostinho e Santo Gregório Magno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor todo o visto acima, a fachada é considerada como um verdadeiro Retábulo, feito de pedra. A Igreja de Santa Maria é, com razão, um dos templos góticos mais proeminentes da Província de Burgos. Abaixo, vemos os pináculos, elementos constituintes da parte superior do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, uma foto do ábside.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALamentavelmente, nos dias em que estive visitando a cidade, a igreja permaneceu fechada, e não pude conhecer seu interior. De qualquer modo, os interessados em conhecê-lo podem visualizar este interessante blog, com belas fotos e informações adicionais da igreja (em espanhol).

viajar con el arte: Santa María la Real de Aranda de Duero (Burgos)

viajarconelarte.blogspot.com/…/burgos-ii-santa-mari

Outros monumentos representativos do Gótico-Isabelino foram tratados no meu blog. São eles:

– O Colégio de San Gregório, de Valladolid (post publicado em duas etapas, em 17 e 18/9/2012).

– O Monastério de San Juan de los Reyes, de Toledo (publicado em 29/6/2012)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s