Torrelaguna – Comunidade de Madrid

O município de Torrelaguna situa-se bem próximo a Patones de Arriba, que vimos no post anterior. A cidade, localizada ao norte da Comunidade de Madrid, encontra-se na Comarca do Vale do Rio Jarama, e graças à importância monumental que possui, foi catalogada como Conjunto Histórico-Artístico em 1974.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATorrelaguna tornou-se conhecida por dois aspectos. O primeiro deles é que se trata da cidade natal de um dos personagens fundamentais da história espanhola, Francisco Jiménez de Cisneros (1436/1517), conhecido como Cardeal Cisneros. Sua importância exerceu enorme influência na religião, política e vida cultural de Espanha. Em Torrelaguna, muitos monumentos recordam o filho famoso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPertencente à Ordem Franciscana, Cisneros foi Cardeal e Arçobispo de Toledo, cuja catedral ostenta a condição privilegiada de Primada de Espanha, o que significava que ocupava o maior poder do país, depois do monarca. Confessor e conselheiro da rainha Isabel “La Católica”, foi Conselheiro Geral de Castilla e por três vezes regente da mesma.  Sua habilidade política contribuiu de forma decisiva para a consolidação do novo estado espanhol, depois que os Reis Católicos uniram as coroas de Castilla e Aragón com a conquista do último reduto islâmico da península, o Reino Nazarí de Granada, em 1492. O Cardeal Cisneros realizou também uma intensa reforma religiosa, para combater o estado de “relaxamento moral” em que se encontrava o clero. No plano cultural, criou uma instituição que exerceu um papel preponderante na sociedade espanhola, a Universidade de Alcalá de Henares, em 1499. Também conhecida como Universidade Cisneriana, é considerada como a primeira de caráter renascentista, humanista e universal do país. Sua importância foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade (ver post sobre a cidade, publicado em 8/5/2012). Abaixo, vemos o busto do Cardeal Cisneros em Torrelaguna.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade conserva seu traçado urbano de época medieval. Construído no séc. XVI em estilo renascentista, o Palácio Salinas foi destruído por uma bomba durante a Guerra Civil e de sua construção original sobrevive apenas a fachada. Atualmente é a sede do Quartel da Guarda Civil de Torrelaguna.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro elemento destacável é a Praça Maior, presidida pelo edifício da prefeitura, e construído por Cisneros em 1514. Inicialmente, estava destinado ao armazenamento de grãos para épocas de escassez. Infelizmente, o edifício foi totalmente modificado, e de seu aspecto gótico e renascentista pouco resta atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, podemos apreciar em sua parte superior direita, uma lápide com o escudo do Cardeal Cisneros e uma inscrição abaixo, que prova que a obra foi promovida por ele.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO outro aspecto relevante da cidade encontra-se situado ao lado da prefeitura, e sua visão imponente surpreende como elemento arquitetônico principal, não só da Praça Maior, como de toda a cidade, a Igreja Paroquial de la Magdalena. O templo é considerado um dos mais importantes de toda a Comunidade de Madrid, no que se refere à Arquitetura Gótica. No próximo post, conheceremos esta impressionante igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s