A Catedral de Getafe – Comunidade de Madrid

Getafe é um município situado ao sul da Comunidade de Madrid, a somente 14 km da capital. Com cerca de 180 mil habitantes, é uma das cidades mais industrializadas de toda a comunidade. Sua importância estratégica se explica também por possuir uma das bases aéreas mais antigas de Espanha. Por este motivo, Getafe é considerada o berço da Aviaçao Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cidade, ocorreram fatos marcantes da história da aviaçao, como a primeira corrida aérea internacional, realizada entre Madrid e Paris em 1911. Em frente à base aérea, uma placa celebra o evento, colocada na data de seu centenário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO momumento mais importante da cidade é a Catedral de N.Sra de La Magdalena. Localizada no centro, é considerado um dos templos renascentistas mais importantes de toda a Comunidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construçao iniciou-se em 1549 e foi finalizada somente em 1770. A Catedral de Getafe foi levantada sobre uma igreja mudéjar do séc. XIV. Com o crescimento populacional, esta igreja ficou pequena, sendo necessária a construçao de uma maior. Deste templo primitivo, se conserva a torre de base quadrada. Em sua parte inferior, vemos uma pequena janela, construída no estilo mudéjar. OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs arquitetos principais responsáveis pela obra foram Alonso de Covarrubias em sua fase inicial e Juan Gómez de Mora (arquiteto maior do rei Felipe IV) na parte final. O elemento mais tardio da fachada é a sóbria portada, realizada em 1770.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs dois corpos inferiores da torre sao sua parte mais antiga, e a outra torre ficou inacabada, devido à falta de verbas para sua conclusao. Os sinos mais antigos datam de 1541. O alto da torre , como habitualmente acontece, tornou-se o habitat preferido para a fauna avícola da regiao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre está rematada por um capitel barroco, instalado no séc. XVII. Abaixo, vemos o robusto ábside pentagonal da catedral. Nele, observamos os imponentes contrafortes da estrutura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA consagraçao do templo ocorreu em 1995, depois de criada a Diocese de Getafe. Em 1958, o templo foi declarado Monumento Histórico-Artístico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos o interior da Catedral de Getafe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s